Sobre as – PÉROLAS DOURADAS

Só existe no mundo um produtor de pérolas douradas e sua produção é um segredo comercial bem guardado.

Após décadas de investimento e pesquisa de biotecnologia, a empresa Jewelmer conseguiu aperfeiçoar uma variedade mutante de ostra que fabrica pérolas douradas.

O processo de cultivo da pérola é o mesmo das pérolas normais, com a introdução de um pequeno pedaço de tecido de uma ostra adulta no interior da concha de uma ostra jovem.

A ostra cresce e vai cobrindo este pedaço introduzido com camadas de madrepérola. O processo leva até 5 anos para formar uma única pérola sendo o seu valor é definido pelo brilho, pela consistência e pelo formato da pérola. As pérolas douradas da Jewelmer são muito procuradas para o fabrico de joalheria no oriente.

Grande parte da produção é destinada aos colecionadores dos emirados árabes. A explicação é simples: os árabes adoram ouro e sempre adoraram. As pérolas douradas combinam na perfeição com o precioso metal. O fato de só haver um produtor mundial, com uma produção limitada, faz com estas pérolas sejam exclusivas e muito disputadas.

Segundo, Jacques Branellec, diretor da Jewelmer, qualquer pequena alteração na água, seja na salinidade, quantidade de poluentes, temperatura ou alteração de correntes pode afetar a produção destas maravilhosas obras de arte da natureza, o que aumenta ainda mais seu valor de mercado.
Tudo começa na longínqua ilha Palawan, nas Filipinas.

Parte do processo de cultivo dessas ostras é segredo industrial.
Provavelmente elas são fertilizadas em laboratório e os embriões são mantidos em tanques especiais com nutrientes e temperatura controlados.
Quando as ostras já são pequenas conchinhas, os profissionais implantam o pequeno pedaço de tecido de ostra adulta nelas, que dará origem à pérola e as transplantam para telas especiais, similares a gaiolas, onde serão levadas ao mar para maturar.

Após um período de crescimento onde adquirem a idade e tamanhos corretos, os funcionários da Jewelmer recolhem as gaiolas e levam-nas de volta para a empresa.

Ao longo dos anos em que estão no mar, as ostras são periodicamente acompanhadas, para garantir que tudo decorre conforme previsto.

Os mergulhadores experientes avaliam as condições de saúde das ostras e definem as que estão aptas para serem colhidas.

A colheita é feita com acompanhamento submarino. E também à superfície da água, com ajuda de segurança armada, dado o alto valor do investimento.
Uma vez colhidas, as ostras vão para um centro de triagem, onde são limpas e tratadas.
Um especialista escolhe algumas ostras para analisar as suas pérolas e avaliar a qualidade geral do lote.
Se a pérola resultante das ostras se revelar de boa qualidade, uma equipa especializada entra e ação e extrai as mesmas em quantidade.

É um processo difícil, que deve ser feito por pessoas com experiência para não arranhar as pérolas. O lote de pérolas é extraído e encaminhado para o setor de joias.Aí são lavadas e recebem um tratamento especial.

Somente as que passam pelo rigoroso controle de qualidade são encaminhadas para o fabrico das melhores joias. A empresa emprega diversos designers de jóias que vão montar colares e outros elementos. Uma parte do lote segue para as melhores joalherias do mundo.

Quando entram nos mercados, as joias de pérolas douradas fazem um grande sucesso, alimentando o mercado milionário, que começa com um bichinho microscópico numa ilha distante no oriente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *