As pérolas, sem dúvida, são pequenos pedaços da natureza, que conseguiram um lugar especial na joalheria. Dentre todas as pérolas, as chamadas Pérolas South Sea têm status de gema e ocupam o lugar de maior destaque.

As Pérolas South Sea são as maiores e mais raras pérolas cultivadas. Isso acontece porque a ostra que produz as belas pérolas South Sea, a Pinctada Maxima, vive somente em uma pequena área do oceano conhecido como South Sea. Essa área privilegiada, localizada entre os oceanos Índico e Pacífico, é extremamente limpa e recheada de plâncton, principal alimento da Pinctada Maxima.

Essas pequenas obras de arte produzidas pela Pinctada Maxima possuem características únicas, que as distinguem dos outros tipos de pérola. As pérolas South Sea são grandes e podem atingir até 20,00 mm. É o tamanho avantajado da ostra mãe que possibilita a natureza produzir pérolas tão grandes. Além disso, o nácar de alta qualidade é extremamente grosso, variando entre 2 ,00 – 6,00 milímetros, comparados a 0,35 – 0,70 milímetros das também admiradas pérolas japonesas Akoya; também apresentam tons sutis de branco, cinza e ouro, raros em outros tipos de pérolas.

As pérolas South Sea se apresentam em diversos formatos: redondas, ovais, gotas e barrocas (deformadas). As perfeitamente redondas são mais raras e, portanto, comandam um preço superior aos outros formatos.

Os principais produtores das pérolas South Sea são: Austrália, onde o raro molusco Pinctada Maxima é protegida pelo governo, Filipinas e Indonésia.

Colar 268

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *